Não são só as novelas brasileiras que fazem sucesso lá fora, você pode não saber, mas as séries brasileiras tem se tornado sucesso aqui e lá fora também.
Não, você não leu errado, o Brasil (uiuliluil) começou a exportar series. Tradicionalmente conhecida por exportar telenovelas, com algumas se tornando grandes febres, como é o caso de Avenida Brasil (Globo) de João Emanuel Carneiro, Amor a Vida (Globo) de Walcir Carrasco e Os Dez Mandamentos (Record) de Vivian de Oliveira, algumas vezes ganhando versões em diversos países, como foi o caso de Vale Tudo (Globo) de Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Bassères, Fina Estampa (Globo) de Aguinaldo Silva, O Clone (Globo) de Gloria Perez, Revelação (SBT) de Iris Abravanel e Os Ossos do Barão (SBT) de Walter George Durst, começa a explorar este nicho de mercado.
Mas 2017 começou cheia de surpresas em relação a produções brasileiras de dramaturgia. Series tupiniquins começaram a ganhar o mundo e de maneira forte e impactante.
Tudo começou com Supermax (Globo), produzida no final de 2014, lançada para o público no final de 2016, gerou uma expectativa muito grande para o público, por se tratar de uma das primeiras series de Suspense/Terror produzida no país de maneira que não fosse tosca. Antes mesmo de seu lançamento, foi comprada por alguns canais de tv da américa latina e Espanha, o que fez a emissora carioca produzir uma versão em espanhol e duas temporadas direto, com grande possibilidade de estender por mais algumas, ainda um canal americano já encomendou três temporadas direto, sendo que sua produção começa ainda no primeiro semestre de 2017. Sim pessoas, Brasil, que sempre compra formato para tentar fazer versão, tá vendendo produto aos yankees, no que são feras, que é serie.
Pra quem não conhece, a história se passa em um presidio de segurança máxima muito difícil de se chegar onde coisas estranhas acontecem, dei essa sinopse bem superficial, pois pelo trailer, parece que a versão latina é um pouco diferente da brasileira, que inclusive conta com participação especial do Pedro Bial (Que graças a Deus não está na versão latina e não estará na versão americana).
Trailer brasileiro:
Aqui, a serie atingiu um público muito especifico, não teve grandes resultados na TV Aberta, que ajudou a série foi a maratona feita na madrugada, algo comum na TV Fechada, mas pela primeira vez na aberta, e no Globo Play (plataforma de vod do canal) superou as expectativas. Tiveram ótimas críticas o que fez a emissora, de maneira tímida, anunciar sua renovação para a segunda temporada.
Inclusive compare agora o trailer da versão brasileira com a versão hispânica, que estreia em breve.
Trailer Latino:
Outra serie que ganhou os americanos, foi a primeira produção original (De verdade, pois a Netflix pagou pela série A Toca, de Felipe Neto, mas a produção não era deles) do Netflix feita no Brasil, sim estou falando de 3%, com o roteiro muito parecido com a novela Além do Horizonte (Globo), com estética futurista, ganhou atenção do público, e segundo a gigante em VOD, “3% estreou como uma das séries originais mais vistas no Brasil e foi bem recebida na América Latina. Além disso, contrariando o senso comum, milhões de assinantes dos Estados Unidos assistiram à série dublada ou legendada em inglês, fazendo dela a primeira série em português a viajar significativamente além da América Latina e de Portugal”
Vale a pena conhecer, realmente não parece muito uma produção nacional.
E pra surpresa do mundo, A Garota da Moto (SBT/FOX) será exibida em mais de 30 países, primeira produção da parceria SBT e FOX foi muito bem recebida pelo público brasileiro, deixando o canal do tio Silvio (Mah-oeh) na vice liderança isolado e no FOX Life, deixando em alguns episódios na liderança do seguimento, não pensaram duas vezes e já colocaram na grade do canal FOX Mundo (FOX World em alguns países), canal especializado em programas, series e telenovelas de todo o mundo, exceto produtos americanos, infelizmente ainda não está no line-up brasleiro, mas logo entra.
Não é a única série produzida pela FOX aqui a ganhar o mundo, Um Contra Todos, produção recente, também está atingindo os mesmos voos de A Garota da Moto, espero que tenham a mesma repercussão internacional que teve outra produção da FOX no Brasil, meio antiga, mas maravilhosa, que foi 9mm – São Paulo, aqui, sofreu com duras críticas, mas ganhou a simpatia, e isso é o que conta.
https://youtu.be/VQLXthVu3RQ
Não preciso nem falar que as produções da HBO no país têm atingido boas críticas e audiências incríveis, vale citar O Negócio, O Hipnotizador e PSI.
Sendo que essas três tem espaço garantido na programação latina e europeia do canal.
Existem algumas series brasileiras que tem grande potencial, mas ainda não deslancharam, como é o caso de Sem Volta (Record), Magnifica 70 (HBO), entre outras (não lembrei de outras produções boas que merecem destaque, mas deve existir).
Será que finamente o Brasil aprendeu a fazer isso?
Digam o que vocês acham, por hoje é isso, até semana que vem, e tchau!