Saiba tudo e mais um pouco sobre o lançamento do Nintendo Switch

Reunindo o melhor da inovação de cada console, Nintendo anuncia o mais novo membro da família, o Switch!

O ANÚNCIO

Segundo o anuncio da própria Nintendo, seu novo console será um híbrido de console de mesa e portátil. O que lembra seus dois primeiros consoles, o Nintendo Entertainment System (NES ou Nintendinho para os mais íntimos) e o Game Boy. Além de reunir outras características inovadoras dos demais consoles, como os botões X e Y do Super Nintendo, o analógico do Nintendo 64, a portabilidade do Game Cube, tela sensível ao toque do Nintendo DS, sensores de movimento do Wii e a flexibilidade de poder jogar na TV ou em uma tela própria, como no WiiU.

A empresa anunciou ainda que o console será lançado em 3 de março, simultaneamente na América do Norte, Europa, Ásia e outros territórios. O preço nos Estados Unidos será de US$299,99, batendo de frente com os concorrentes da Sony e Microsoft.

OS CONTROLES

Foram reveladas mais informações sobre os controles do Switch, os Joy-cons, além das já vistas possibilidades unir duas partes destacáveis ao grip e formar um controle ao estilo mais tradicional, foi explicado que os controles funcionam com NFC, possuem sensor de movimento e terão opções de cores, saindo do “pretinho básico” e chegando nos vibrantes azul e vermelho neon.

Outras novidades sobre o console que surpreenderam foram as possibilidades de multiplayer. Os joy-cons possuem na parte interna da área que se acopla à unidade central do console, dois botões (SL e SR). São gatilhos pequenos, mas que podem ser ampliados com o acessório Wrist Strap. O fato dos controles possuírem estes botões permite que você jogue multiplayer com um amigo, ainda que este não possua um Switch, basta você emprestar o controle 2. E quando reunir com os amigos que possuem um Switch, vocês podem curtir um multiplayer local de até 8 pessoas.

Botões SL e SR dos joy-cons do Switch
Botões SL e SR dos joy-cons do Switch
Preparem-se para colecionar controles coloridos.
Preparem-se para colecionar controles coloridos.

O console oferece três opções de gameplay ao jogador. Na TV, quando conectado à dock. O modo de mesa, onde você pode usar um apoio que vem no próprio console para apoiá-lo sobre alguma superfície e jogar descontraidamente, ou mesmo o modo portátil, onde você encaixa os controles nas laterais do aparelho e se diverte em qualquer local.

A alimentação do console pode ser feita através de um cabo com entrada USB tipo C, pelo menos quando no modo portátil, já que em modo console de mesa, a fonte que será ligada à dock será responsável por alimentar a unidade central do Switch.

OS JOGOS

Foram anunciados alguns jogos, como o novíssimo One Two Switch, um game com vários desafios de precisão e tempo e o Arms, um jogo de luta que explorará vários dos recursos dos controles do Switch. Splatoon 2 que tem previsão de ser lançado no primeiro semestre deste ano, Super Mario Odyssey, com previsão de ser lançado no final do segundo semestre, Xenoblade Chronicles 2, com gráficos belíssimos e Fire Emblem Warrios, ambos ainda sem data de lançamento.

Foi dito que há 80 jogos de empresas third party já em produção para o Switch. Os primeiros anunciados citados foram Dragon Quest X e XI pela Square Enix, mas, por enquanto, previstos apenas para o Japão e um novo RPG Project Octopath Traveler. A Atlus Sega tem um novo Shin Megami Tensei.

Skyrim foi confirmado para o Switch por ninguém menos que Todd Howard. Assim como a EA anunciou que seus jogos FIFA serão mais imersivos e sociáveis no Switch, dizendo que agora, em qualquer lugar onde você estiver, continuará conectado às suas partidas.

PERIFÉRICOS

Sem especificações técnicas, foi citado que o atual hardware do console conta com os seguintes periféricos:

Joy-con, os controladores básicos;

Wrist Strap, que além de evitar que o controle escape da mão, ainda amplia o tamanho dos gatilhos SR e SL;

Grip, que parece o esqueleto de um controle, com espaço para acoplar os Joy-cons e jogar como se fosse mesmo um pro-controller;

Ac adaptor e outros cabos do tipo USB-C

Pro-controller, vendido separadamente terá duas opções, a padrão em um tom mais escuro, e a versão com azul e vermelho neon.

SURPRESAS

The Legendo of Zelda Breath of the Wild foi mostrado como a última surpresa da noite. E seu lançamento está programado para junto com o console! Isso mesmo, o game sairá com o lançamento do console!

Depois do evento ainda foram divulgados no canal da Nintendo no Youtube vários outros lançamentos, como Super bomberman-R, Puyo Puyo Tetris, Sonic Mania e este super trailer de Mario Kart 8 Deluxe, que conta com novidades… Confira o vídeo e nos diga se aprova:

Então galera, por enquanto é isso o que sabemos sobre o lançamento do Switch, mas, logo mais, ao meio-dia teremos uma Nintend Tree House, onde provavelmente mais novidades serão divulgadas, e conforme isso for acontecendo, informaremos aqui no Reconhecida. Deixem nos comentários suas opiniões, o que esperam do console, dos games e o que mais querem saber sobre ele para que possamos ir atrás de levantar essas informações para vocês.

Ricardo Januário

Formado em jornalismo como aluno destaque da turma,técnico em Informática, Administração, Secretariado, Informática para Internet e Especialista em Java, Com formação plural sou programador, apaixonado por economia, filosofia e sociologia. Quase um viciado em informação, gosto de compartilhar conhecimento livremente com aqueles que têm interesse em absorver algum conteúdo, no mínimo, curioso.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: