Golpe do IPVA 2016, cuidado para não cair

Golpe do IPVA 2016, cuidado para não cair

5 de janeiro de 2016 0 Por Ricardo Januário

Se você recebeu um boleto de cobrança do IPVA não pague, trata-se de um golpe. O IPVA somente é pago através do site da Secretaria da Fazenda ou agência bancária com a apresentação do Renavan.

Desde 31 de dezembro de 2015 a Secretaria da Fazenda do estado de São Paulo tem comunicado através de seu site que o pagamento do IPVA só é feito através da internet, no site da própria Fazenda, ou em bancos credenciados. Para pagamento bancário, o proprietário do veículo deve estar de posse do Renavan.

Ciente da circulação de boatos pela internet, o site da Secretaria da Fazenda divulgou um comunicado alertando os proprietários de veículos. Segundo a secretaria, aproximadamente 18 milhões de notificações acerca do vencimento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) estão sendo enviadas apenas para notificar os contribuintes, estas notificações não contêm nenhuma espécie de boleto.

Em caso de dúvidas, o contribuinte deve entrar em contato pela internet, através do site, ou pelo telefone 0800-170110 (exclusivo para telefones fixos).

O contribuinte já pode quitar o imposto, pois as agências bancárias credenciadas estão aptas a fazer o recolhimento à vista com 3% de desconto, ou receber a primeira das 3 parcelas.

O contribuinte que deixar de recolher o imposto fica sujeito a multa de 0,33% por dia de atraso e juros de mora com base na taxa Selic. Passados 60 dias, o percentual da multa fixa-se em 20% do valor do imposto

Fonte(s): Prefeitura de São Paulo e Receita da Fazenda do estado de São Paulo