Campanha de doação de sangue ocorre dia 04/02 em Pitangueiras

Campanha de doação de sangue ocorre dia 04/02 em Pitangueiras

1 de fevereiro de 2017 0 Por Ricardo Januário

[Pitangueiras] – Em parceria com Hemocentro de Ribeirão Preto, Prefeitura de Pitangueiras realiza campanha de doação de sangue.

Dia 04 de fevereiro, das 7 às 12h, na Escola Estadual Orminda Guimarães Cotrim (rua Rio de Janeiro, 769, na Vila Carone), haverá campanha de doação de sangue, em parceria com o Hemocentro de Ribeirão Preto.

Duzentas e cinquenta senhas serão distribuídas para a coleta de sangue, sendo que o atendimento só será encerrado após procedimento no último doador.

A equipe vinda de Ribeirão contará com recepcionistas, captadores, técnicos de enfermagem e médico, que realizarão a coleta com a ajuda de profissionais de enfermagem do município.

Na ocasião, os interessados poderão fazer seu cadastro no banco de dados de doadores de medula óssea. Ato muito importante, tendo em vista a raridade que é encontrar doador compatível.

A campanha é realizada semestralmente no município e virá em boa hora, já que os estoques de sangue precisam ser reforçados para a maior necessidade em períodos de carnaval (28/2).

Quem pode doar sangue?

A princípio, todos podem se candidatar a doadores de sangue. Porém, a aceitação depende de alguns fatores que levam em conta o risco que aquela doação pode representar para a saúde do próprio candidato e para a saúde do indivíduo que vier a receber o sangue doado.

Em geral, os pré-requisitos são:

  • Ter entre 18 e 69 anos;
  • Estar com boa saúde (sem gripe, resfriado, diarréia ou alergias) e sem feridas ou machucados no corpo ou na boca; – Peso igual ou maior que 50kg para homens e igual ou maior que 51kg para mulheres;
  • Intervalo entre as doações: 90 dias/03 doações por ano para mulheres e 60 dias/04 doações por ano para homens;
  • Apresentar documento oficial com foto, preferencialmente o R.G.;
  • Dormir bem, pelo menos 6 horas antes da doação;
  • Fazer refeições leves e não gordurosas. Em refeições fartas como o almoço e jantar, só doar após 03 horas;
  • Evitar uso de bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas;
  • Não fumar por no mínimo uma hora antes e uma hora após a doação.

Fonte(s): Assessoria de Imprensa de Prefeitura de Pitangueiras e Ibitiúva