O fim do ano chegou, foram tantos ocorridos, coisas boas e ruins nos marcaram ao longo de mais um ciclo que a Terra completa em sua jornada em torno do Sol. Acumulamos muitas coisas, conhecimentos, alegrias, tristezas, sofrimentos, prazeres, conquistas e perdas… Um ano é muito tempo, e muita coisa acontece para todos nós. E agora na reta final, a correria das festas de fim de ano, a emoção e ansiedade do reencontro com a família e amigos, a tristeza dos lugares à mesa que estarão vagos por aqueles que não poderão se reunir conosco, tudo isso faz parte da Magia do Natal!
Para a maioria de nós, celebrar o nascimento do menino Jesus seja um ato de amor e regozijo, união e caridade, assim como o próprio Jesus nos ensinou durante sua passagem nesta terra. Celebrar ao aniversário de um amigo ou parente já é motivo de alegria e se pensarmos na importância que Jesus teve para os cristãos e até mesmo para a humanidade, temos muito mais para celebrar. As crianças esperando o Papai Noel trazer presentes e até mesmo para comer comidas especiais, são pura alegria. Luzinhas enfeitando árvores e casas, os pinheiros decorados, tudo isso faz parte da magia do Natal!
Nesta época valorizamos nossas conquistas, relações e espaços, ficamos mais humanos, gentis, caridosos e sensíveis. Nessa perspectiva, identificamos a magia contagiante do Natal. Este sentimento mágico reforça a capacidade humana de sonhar, encontrar na perseverança, no esforço, na fé e na credibilidade, as condições necessárias para busca e realização de seus sonhos, sem se esquecer do quão naturais são as dificuldades e limitações que nossas condições individuais nos impõem.
Quando optamos por seguir este caminho mágico, estamos optando por convivências mais saudáveis, projetando-nos no próximo, valorizando diálogos, acolhimento e oportunidades, compartilhando a certeza de que todos merecemos ser felizes.
A magia do Natal é sedutora e envolvente, tendo um propósito belíssimo de nos aproximar daquilo que a vida tem de melhor para ser sonhado e usufruído. Nos guia para a direção do bem-estar comum, princípios como a solidariedade, justiça, igualdade e respeito. Quando nos enchemos destes sentimentos, somos capazes de ver o mundo pelos olhos das crianças, e nos inspirarmos com relatos de quem consegue ser feliz com o que pode nos parecer tão pouco. As luzes coloridas as cidades iluminadas são convites para serotonina nos manter despertos e a ocitocina nos encher de felicidade e prazer. Músicas animadas, aromas sedutores e os mais variados sabores nos proporcionam uma experiência sensorial completa, que nos tira da realidade e nos leva para um universo mágico, agradável e aconchegante, livres dos problemas, e despertando o melhor de cada um. Essa é a Magia do Natal, que nos traz renovação e esperança de que dias melhores virão.