loaderimg
O quê
image
  • Academias
  • Acessórios e Peças
  • Advocacia
Onde?
image
image
Close-up de duas mãos sendo ensaboadas com espuma branca abundante, em um gesto de higienização cuidadosa. Ao fundo, o jaleco branco de um profissional de saúde sugere um ambiente clínico. No canto superior esquerdo, o selo 'HIGIENE PREVENTIVA' em fundo branco e, no inferior direito, o logotipo do portal Reconhecida com o @ReconhecidaBR.

Higienização das mãos pode evitar até 70% das infecções hospitalares

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

[Uberaba] Especialistas reforçam que a higienização das mãos é a medida mais eficaz para evitar 70% das infecções e salvar vidas dentro dos hospitais.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que até 70% das infecções relacionadas à assistência à saúde podem ser evitadas com medidas fundamentais, como a higienização correta das mãos. Embora a eficácia da prática seja comprovada, a adesão a esse hábito continua sendo um desafio global, motivando campanhas intensas de conscientização durante o mês de maio.

Em Uberaba, o Mário Palmério Hospital Universitário (MPHU) promove uma série de ações voltadas para colaboradores e pacientes. De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), esta é a ação isolada mais relevante para prevenir a transmissão de microrganismos e garantir a segurança do paciente.

O infectologista do MPHU, Frederico Zago, destaca a importância da conscientização: “A lavagem de mãos parece algo simples, mas é um ato que pode salvar vidas. A maioria das pessoas não se dá conta de que as mãos são, talvez, o maior veículo de transmissão de doenças que existe. Como as mãos ficam descobertas a maior parte do tempo e tocam diversas superfícies, elas acabam carregando inúmeros patógenos”.

Protocolos e segurança no ambiente hospitalar

Dentro das unidades de saúde, o rigor é redobrado. A OMS estabelece cinco momentos fundamentais para a higienização, visando reduzir complicações clínicas e o tempo de internação. Segundo o Dr. Frederico Zago, o cuidado precisa ser constante devido à presença de germes mais resistentes e virulentos em ambientes hospitalares.

A enfermeira e supervisora do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do MPHU, Stephanie Costa, ressalta que a prática deve ser um estilo de vida: “A higienização das mãos é uma das medidas mais eficazes para prevenir infecções. No hospital, seguimos protocolos rigorosos, mas é importante reforçar que esse cuidado precisa fazer parte da rotina de todos, dentro e fora das unidades de saúde. Pequenas atitudes no dia a dia fazem uma grande diferença”.

O uso de álcool gel e a lavagem frequente permanecem como as estratégias mais acessíveis para conter a proliferação de doenças. A mensagem central das campanhas é clara: a responsabilidade individual impacta diretamente a saúde coletiva, reforçando que um gesto simples é capaz de salvar vidas em qualquer cenário.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

x

Fazer Login