Parceria entre Prefeitura de Pitangueiras e Santa Casa tem bons resultados.

[Pitangueiras] Em 2017 Santa Casa teria aumentado seu número de atendimento e retomado exames e atendimento que haviam sido interrompidos.

Salim Contabilidade

2017 foi muito produtivo na área da saúde em Pitangueiras. A Santa Casa de Misericórdia contabilizou um aumento bem significativo nos atendimentos, exames e cirurgias realizadas no hospital ao longo do ano, além da retomada de alguns serviços que há muito tempo não eram mais prestados no município.

Para acelerar ainda mais as melhorias, no último ano, a Prefeitura Municipal de Pitangueiras e Ibitiúva repassou aproximadamente R$ 6 milhões para a Santa Casa de Misericórdia do município, ou seja, R$ 2 milhões a mais do que foram repassados no ano de 2016.

O aumento no repasse gerou muitos benefícios para a população, pois possibilitou que alguns serviços que antes eram falhos, como o funcionamento da maternidade, o qual era considerado precário devido à falta de profissionais capacitados que atendessem a demanda de natalidade do município, fazendo com que muitas mulheres em trabalho de parto fossem encaminhadas para cidades vizinhas, gerando um grande desconforto para as famílias, porém, desde março de 2017 esta dificuldade foi superada, pois a parceria com a Prefeitura Municipal garantiu a contratação de novos médicos ginecologistas que hoje conseguem atender a demanda de partos em Pitangueiras.

Outra conquista que vem sendo comemorada pela atual administração é a volta de alguns exames como colonoscopia e endoscopia, que há algum tempo já não eram mais realizados no município. A alta nos repasses trouxe de volta estes serviços, e possibilitou que 521 pessoas realizassem seus exames sem precisar sair de Pitangueiras.

O número de atendimentos cirúrgicos realizados na Santa Casa de Pitangueiras também cresceu significativamente. Em 2017 foram realizadas 547 cirurgias gerais (Colecistectomia, Herniorrafia, Hemorroidectomia, Apendicectomia, Ortopedia, Laqueadura, entre outras), ou seja, 100 procedimentos a mais que 2016 que foi fechado com 441 intervenções ao todo.

O pronto atendimento, que desde julho passou a ser realizado na Santa Casa, até o mês de novembro foram realizados 4.815 atendimentos de urgência com observação até 24h e 17.085 atendimentos em atenção especializada.

Para 2018 há expectativa de melhorias, com manutenção dos contratos que possui a prefeitura possui com a instituição, a e já renovou os convênios de Radiografia e Mamografia. Quem ganha com todo este investimento é a população pitangueirense, que a cada dia pode desfrutar de um atendimento melhor, mais humano e de qualidade.

Fonte(s): Assessoria de Comunicação Município de Pitangueiras e Ibitiúva

Formado em jornalismo como aluno destaque da turma,técnico em Informática, Administração, Secretariado, Informática para Internet e Especialista em Java, Com formação plural sou programador, apaixonado por economia, filosofia e sociologia. Quase um viciado em informação, gosto de compartilhar conhecimento livremente com aqueles que têm interesse em absorver algum conteúdo, no mínimo, curioso.