No dia 18 de agosto, foi comemorada a abertura da 15ª edição do Dia Nacional do Campo Limpo, programa gerenciado pelo inpEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias), com o intuito de celebrar os resultados obtidos da logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas no Brasil.
Cerca de 104 centrais de recebimento de embalagens vazias de todo o país comemoraram a data, nomeada de “Portas Abertas”, que hoje faz parte do Calendário Nacional, com sinônimo de integrar e conscientizar a população sobre práticas que ajudam a preservar o meio ambiente.
Entre elas, estão as Centrais de Recebimento de Embalagens Vazias da Coopercitrus, que são reconhecidas pelo inpEV como as mais modernas do país, com localização em Bebedouro e Catanduva, SP. Ao todo, foi destinada uma média de 276.534,68 kg de embalagens vazias para as centrais da cooperativa, com uma saída de mais de 220 mil quilos.
Para facilitar a devolução das embalagens vazias, a cooperativa ainda conta com mais de 5 postos de coleta, 5 lojas com local apropriado para o recebimento e 18 postos credenciados para disponibilizar ao cooperado o local mais próximo.
Em prática há 15 anos no Brasil, o Sistema Campo Limpo garantiu que 94% das embalagens plásticas de defensivos agrícolas comercializadas anualmente fossem destinadas de forma correta.