Touro dos Canaviais completa 78 anos de história e tradição

Touro dos Canaviais completa 78 anos de história e tradição

Touro dos Canaviais completa 78 anos de história e tradição

SERTÃOZINHO – O aniversário de 78 anos será marcado pela entrada do Touro em campo três vezes: de manhã, no Estádio “Fredericão”, o clube disputa o Campeonato Paulista Sub-15 e Sub-17, contra as equipes do Fernandópolis e do Ituano, respectivamente. A entrada é gratuita e os 500 primeiros torcedores que chegarem ao estádio ganharão cupons para concorrerem a diversos prêmios nos intervalos dos jogos. Já à 16h, a equipe profissional do Grenazão entra em campo contra o Comercial, em Ribeirão Preto, pela Copa Paulista.

Sobre o Sertãozinho

Fundado em 1944, o time teve como seu primeiro presidente Enéas Silvio Bordin. Após 10 anos de sua fundação, conquistou o primeiro título, a taça de “Campeão Amador da Liga”. Em 1956, venceu o “Torneio Cinquentenário de Sertãozinho”.

Em 10 de novembro de 1968, foi inaugurada a casa do Touro dos Canaviais, o Estádio Municipal “Frederico Dalmaso”, o famoso “Fredericão”. A primeira partida aconteceu entre um time de veteranos da cidade contra a equipe Escrete do Rádio – o placar final foi de 2 a 1, inaugurando a praça esportiva com chave de ouro e com a vitória dos sertanezinos.

Foi em meados de 1969 que um grupo de empresários passou a investir na reconstrução e profissionalização do time. Com os esforços da equipe técnica, jogadores e diretoria, o time conquistou os títulos de campeão da “Liga Sertanezina de Futebol” e da “Liga Araraquarense”, no mesmo ano.

O desejo de manter a boa fase, alegrar os torcedores e ser motivo de orgulho da cidade fez com que o time chegasse à sua primeira grande conquista em casa: vice-campeão paulista pela segunda divisão, em 1970. Já em 1971, o Sertãozinho Futebol Clube se consagrou campeão paulista da segunda divisão – atual Série A3.

A partir de 1980, foi criada pelo ex-presidente Alcídio Balbo a alcunha “Touro dos Canaviais”, com o objetivo de unir as duas das maiores forças econômicas da cidade de Sertãozinho à época: agricultura e pecuária. No mesmo ano, o já imbatível Touro se consagrou campeão da Copa São Paulo.

Em 1982, o Sertãozinho estava de volta à segunda divisão e por duas vezes esteve bem próximo do Paulistão. Foi em 1985 que se consagrou vice-campeão da Copa São Paulo e, em 1989, campeão do Grupo Azul da segunda divisão. No mesmo ano foi campeão da Copa FPF / Rede Globo.

No ano de 1998, o Touro dos Canaviais foi campeão do Quadrangular Final da Série B1B e, em 2001, Campeão dos Jogos Regionais (Sub-20). No mesmo ano, conseguiu a vice-liderança no Paulista da série B1. Em 2004, se consagrou novamente campeão Paulista da Série A3.

O primeiro acesso ao Paulistão aconteceu em 2006 e, na ocasião, o Touro foi vice-campeão da série A2. Em 2007 e 2008, o Sertãozinho disputou a primeira divisão e na temporada de 2009, novamente, o Touro voltou para a primeira divisão.

No Paulistão de 2011, foi rebaixado à série A3, onde permaneceu até 2016, temporada coroada com o acesso e o terceiro título do time na competição. Em 2017, 2018 e 2019, o Touro dos Canaviais disputou o Campeonato Paulista da Série A2.

Atualmente, o Touro dos Canaviais disputa a Copa Paulista (torneio importante, do qual o time não participava há anos) e, na primeira fase, tem enfrentado importantes equipes da região, como Botafogo, Comercial, Noroeste e Marília.

Com uma nova filosofia de gestão, a atual diretoria está investindo no Touro dos Canaviais com um objetivo principal: fazer com que o time profissional volte a figurar na elite do futebol paulista.

 

No final de 2021, a atual diretoria iniciou o processo de migração para o modelo de gestão clube-empresa, com o objetivo de facilitar e otimizar serviços, além de buscar melhorias e investimentos. “É importante destacar que a reestruturação administrativa e societária conta com um planejamento consistente de investimento. O Sertãozinho, hoje, é um clube sem dívidas ou ativos vencidos, além de uma situação tributária totalmente regular e estável. Estamos desenvolvendo um ambiente administrativo seguro, transparente e ético para nossos investidores e acionistas”, destaca o presidente do Sertãozinho FC – SAF, Marcelo Rezende.

A atual diretoria também atua com foco na formação de categorias de base e na descoberta de jovens talentos. Após longos anos sem um projeto de base, em 2022, o Tourinho retornou aos gramados disputando as categorias Sub-15 e Sub-17 do Campeonato Paulista.

Vale destacar que, visando ao compromisso social e com a missão de se aproximar cada vez mais da comunidade local, a atual diretoria colocou em prática o projeto “Grená Social”, que já mobilizou uma campanha coletiva de doação de sangue, além da arrecadação de alimentos e produtos de higiene e limpeza para várias entidades assistenciais de Sertãozinho.

Neste mês de aniversário, algumas ações estão previstas, como uma exposição fotográfica online com registros históricos do time, sorteios nas redes sociais, entre outras. Para ficar por dentro de todos os detalhes, basta acessar o site www.sertaozinhofc.com.br ou seguir o time no Facebook e Instagram (@fcsertaozinho).

Sair da versão mobile