Quando o cinema se encontra com a comida

Que cozinhar é uma arte todo mundo já sabe. Mas quando a sétima arte se alia à arte de cozinhar, o resultado só pode ser incrível. E de encher os olhos. E de fazer o estômago chorar de fome (fazer o que, né?). São inúmeros os filmes que têm como tema central a culinária e a gastronomia nos seus vários níveis – do caseiro ao gourmet – e muitos pratos são até eternizados por aparecer nas telonas (vide a sopa azul d’O diário de Bridget Jones, o Napoleão de Comer, rezar, amar; a chocolaterie do filme Chocolate…), mas, hoje, te apresento os meus três filmes favoritos envoltos no mundo culinário. Bon apetit!

Julia & Julie

Meryl Streep fazendo o papel de uma senhorinha daquelas que dá vontade de apertar é impagável. No filme de 2009, Meryl interpreta Julia Child, que vive na frança, no final dos anos 40, e escreve um livro, desvendando a culinária francesa para os americanos. Uma gracinha. Já no século XXI, a jovem secretária Julie Powell está entediada, lembra do livro de receitas francesas que pegou de sua mãe e se compromete, no período de um ano, a fazer cada uma das mais de 500 receitas de Julia Child, registrando suas impressões num blog. Esse foi um dos filmes de férias mais gostosos que eu já assisti. Fora que dá vontade de pegar um livro antigo de receitas e sair testando cada uma delas por aí.

Estômago

Brasileirinho na área, temos o filme Estômago, de 2007. Raimundo Nonato, vivido pelo ator João Miguel, muda-se para a cidade grande e começa a trabalhar como faxineiro em um bar. Logo, ele descobre que tem talento para cozinhar e começa a fazer sucesso com a venda das coxinhas que prepara. Depois ele vai ganhando prestígio, dinheiro, uma namorada ao trabalhar em um restaurante italiano. Este é o tipo de filme que vai abrir o apetite do expectador. Se prepare.

Ratatouille

Finalizando com uma animação suave, mas belíssima. Conhece Ratatouille? Também de 2007 e produzido pela Disney, o filme enfatiza, de forma lúdica, a luta pelo que se quer. Há um ratinho que, cansado da vida de ladrão de comida que vive com a família, foge para um dos restaurantes mais consagrados de Paris e faz uma amizade inusitada com o menino que lava louças na cozinha. Utilizando este moço como fachada, o ratinho começa a mostrar todo o seu feeling gastronômico transformando os pratos clássicos do restaurante, sendo o mais marcante, o ratatouille que aqueceu o coração de um crítico mal humorado.

Sentiu fome? Gostou? Tem algum filme culinário que te marcou? Me conta!

 

Sair da versão mobile