O Programa Universidade para Todos (ProUni) abriu inscrições para candidatos que prestaram o ENEM 2015 e busca uma bolsa estudos em universidades particulares.
Desde cedo estudantes e interessados em concorrer a uma bolsa de estudos em faculdades particulares podem se inscrever no ProUni. O programa oferece bolsas de até 100% para candidatos egressos do ensino médio que prestaram as provas do ENEM 2015 e obtiveram no mínimo 450 pontos na média das notas, e não tenha tirado zero na redação.
As inscrições podem ser feitas até as 23h59min de 22 de janeiro através do site: http://siteprouni.mec.gov.br/. Esta é mais uma oportunidade para quem pretende ingressar no Ensino Superior. Candidatos que tenham concorrido a vagas no SISU podem se inscrever no ProUni independente de terem ou não conquistado uma vaga anteriormente.
A divulgação da primeira chamada de aprovados será divulgado a partir de 25 de janeiro, e os classificados terão até dia 1º de fevereiro para apresentar a documentação necessária e comprovar suas informações. A segunda chamada será divulgada a partir do dia 12 de fevereiro.
O que é o ProUni
É um programa do Ministério da Educação, criado pelo Governo Federal em 2004, que oferece bolsas de estudo integrais e parciais (50%) em instituições privadas de educação superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, a estudantes brasileiros sem diploma de nível superior.
Podem participar:
– Estudantes egressos do ensino médio da rede pública.
– Estudantes egressos da rede particular, na condição de bolsistas integrais da própria escola.
– Estudantes com deficiência.
– Professores da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica, integrantes de quadro de pessoal permanente de instituição pública. Nesse caso, não é necessário comprovar renda.
Para concorrer às bolsas integrais, o candidato deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. Para as bolsas parciais (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa.
Fonte(s): Site ProUni