Prefeitura de Ribeirão Preto convoca ‘vilões’ para combater Aedes

Com o intuito de chamar atenção da população para o combate a dengue, prefeitura usa de linguagem moderna e criativa, mas acaba dividindo opiniões e esbarra em outro problema: A lei de direitos autorais.

Na manhã do dia 07, a página da Prefeitura de Ribeirão divulgou nota sobre os casos de dengue, zica vírus e chikungunya, e aproveitou a oportunidade para divulgar sua nova campanha de combate ao mosquito transmissor das doenças, o Aedes aegypt.

 

TODOS CONTRA O AEDES A prefeita Dárcy Vera, acompanhada do secretário da Saúde, Stenio Miranda, e outras autoridades…

Publicado por Prefeitura De Ribeirão Preto em Quinta, 7 de janeiro de 2016

A campanha com ar descontraído, no entanto, parece não ter caído no gosto de parte dos internautas. É possível verificar nos comentários que as opiniões se dividem. Enquanto alguns parecem ter compreendido a intenção da composição, outros questionaram sobre o mosquito estar ao Lado da Luz da Força, enquanto o vilão Darth Vader, conhecido por ter se aliado ao Lado Sombrio está a combatê-lo.

Em alguns comentários a prefeitura chegou a responder que a intenção era a de mostrar que até mesmo o icônico personagem de Star Wars teria mudado de lado para ajudar a combater o mosquito transmissor de doenças.

Outros vilões se unirão ao combate.

No dia seguinte, outra postagem foi feita pela página, nela, muitos outros vilões aparecem. Mais uma vez o público se manifestou, porém, o foco não o fato de serem mocinhos ou vilões lutando contra a infecções, mas sim, os direitos de utilização de imagem deles.

 

TODOS JUNTOS CONTRA O AEDESAté os vilões da ficção entraram na luta contra o Aedes aegypti. A Secretaria da Saúde…

Publicado por Prefeitura De Ribeirão Preto em Sexta, 8 de janeiro de 2016

Nos comentários muito se repetia sobre direitos autorais e de imagem, teve gente sugerindo até a criação de um mascote original da cidade para auxiliar nas campanhas, enquanto outros mostravam-se bastante preocupados com a possibilidade da prefeitura ter que pagar multas por violações a lei.

 

Sair da versão mobile