É com muita honra que começo esta viagem pelo imenso mundo cultural no site Reconhecida. Muito prazer, sou Kimberly, 20, estudante de jornalismo e apaixonada por cultura. Meu tempo livre é dedicado a assistir filmes, ler bons livros, escutar muitas músicas – faço basicamente tudo com o som ligado – testar novas receitas… enfim, tudo o que me leva a conhecer outros costumes a aprender.
Na coluna E aí, cultura? proponho algumas sugestões para você aproveitar bem seu tempo livre, o que temos de sobra já que é feriado de Páscoa. Começaremos com o pé direito também porque no domingo passado (20), entramos na segunda melhor estação do ano, na minha opinião, o outono, que nos presenteia com temperaturas mais amenas e confortáveis. Sem mais delongas, vamos à primeira edição do E aí, cultura?
Para assistir
Páscoa combina com o que? Chocolate! E este é exatamente o nome do filme de Lasse Hallström, lançado em 2001 com a participação do lindo Johnny Depp. Embora desconhecido, o filme é uma delícia de assistir e se passa em uma cidade super conservadora da França que abomina qualquer forma de prazer. E eis que chega a misteriosa Vianne (Juliette Binoche) com sua filha de seis anos quebrando todas as regras ao abrir uma loja de chocolate bem em frente à igreja local. Aconselho não assistir esse filme sem chocolate na mão.

A misteriosa Vianne em sua loja de chocolate
Para ler
O friozinho característico da estação combina muito com o livro A menina que roubava livros, de Marcus Zusak. A história se passa na Alemanha nazista e conta a vida de Liesel, que perdeu a mãe e o irmão e foi adotada por uma família bem pobre, que esconde em seu porão, um jovem judeu. O livro foca na época em que Liesel descobriu a liberdade ao aprender a ler com seu pai adotivo e, como não tinha acesso a novos livros, começou a roubar alguns. É uma obra emocionante e é indispensável o uso de lencinhos, porque o choro será aos baldes. E para quem não curte ler ou quer ver a história ganhar vida, este livro virou filme, muito bom, por sinal.

Liesel, a roubadora de livros, na adaptação cinematográfica do livro.
Para escutar
De cabelo e música nova está a cantora Meghan Trainor, que lançou esta semana o clipe da música No, que comporá seu segundo álbum, previsto para lançar em maio. Trainor saiu de sua zona de conforto, abandonou os cabelos louros e o estilo anos 50, e em No ela ensina as garotas a dizer não às cantadas na balada. O clipe, o figurino e a melodia remete ao final dos anos 90, com coreografias ousadas e um recado bem feminista para não deixar ninguém parado.
Para acompanhar
Então você está assistindo a um filme cheio de chocolate, lendo um livro que pega no emocional e sentindo aquele friozinho gostoso de outono sem nada gostoso para comer ou beber? Que tal um chocolate quente caprichado? As receitas podem variar e você pode até usar aquela que está anotada no livro de receitas de casa, mas o segredo aqui é incrementar sua bebida quente com especiarias e ingredientes diferenciados. Experimente uma pitada de canela, cravo ou noz moscada em pó, troque o achocolatado por chocolate em pó ou meio amargo, marshmallows e, se quiser algo mais ousado, coloque um pouco de conhaque, que combina muito bem com chocolate. É nos detalhes, nas coisas aparentemente insignificantes que se escondem momentos muito especiais. Aproveite-os.

Use a criatividade para incrementar sem chocolate quente!