Data não foi escolhida aleatoriamente, foi decretada por Getúlio Vargas e tem origem em eventos ocorridos no México.
Hoje é celebrado o Dia do Índio. Embora muitos problemas estejam ocorrendo recentemente aqui no Brasil, ainda há motivos para lembrarmos a data e entender os direitos dos indígenas.
Em 1943, o presidente Getúlio Vargas assinou o decreto-lei 5540/43. A data é lembrada e comemorada anualmente pelas comunidades indígenas com apoio da Funai (Fundação Nacional do Índio).
A data envolve uma história ocorrida em 1940, quando no México realizou o I Congresso Indigenista, para discutir assuntos referentes à qualidade de vida dos índios, mas, os próprios índios não quiseram participar, pois vinham de uma cultura de desrespeito constante.
O Congresso durou alguns dias, então, os índios mudaram de ideia e resolveram participar, já que lá seriam discutidos problemas que lhes diziam respeito. O dia em que aderiram ao Congresso foi 19 de abril. Por este motivo, em 1943, Getúlio Vargas, que era o presidente do Brasil, decretou que todo dia 19 de abril seria comemorado o Dia do Índio por aqui. E a data é comemorada até hoje, principalmente em aldeias.
Fonte(s): Terra