sexta-feira, 3 abril, 2020

TCC

Quem disse que o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), tem que ser chato para, não apenas para quem o elabora, mas também para quem o avalia, ou o lê?

O TCC é um documento, e por isso, segue algumas regras lhe atribuem características próprias, sejam regras de formatação ou execução. Porém, há espaços que se explorados conscientemente, podem trazer bons resultados, sem descaracterizar o trabalho. Por isso, o Reconhecida, em uma demonstração do seu foco futuro no conteúdo transmidiático, resolveu ir além dos extensos textos impressos, e reservou este espaço para demonstrar o que entendemos hoje como transmídia.

A seguir você poderá acompanhar três pontos de uma mesma história sendo narrados entre diferentes meios. Vale lembrar que você não precisa acompanhar os três para entender a totalidade, por isso, relaxe, escolha o assunto de maior interesse e conheça mais sobre o projeto Reconhecida:

A ORIGEM

Com o intuito inicial de ser uma agência de comunicação, o Reconhecida recebeu este nome pela proposta de trabalhar com marcas e empresas regionais, produzindo material gráfico e campanhas publicitárias para elas.

Sob o slogan “Não basta sua marca ser conhecida, ela tem que ser Reconhecida”, a ideia parecia uma boa aposta para a publicidade. Contudo, surgiu, posteriormente, a ideia de agregar uma comunicação noticiosa. O que não era esperado era que o conteúdo jornalístico se tornaria a principal produção do Reconhecida.

Em 2014, durante uma aula de Direção de Arte, nos foi proposto a criação de um cartão de visitas pessoal. O resultado foi inicial serviu de inspiração para a criação do que é utilizado atualmente pelo reconhecida. A seguir é possível observar como ficou a arte do inicial do cartão:

cartao-de-visitas-pessoal-esboco-1
Frente do esboço incial

 

Verso do esboço inicial
Verso do esboço inicial

O resultado inicial foi melhorado após avaliação e sugestões da professora Claudia Silene, quem ministrava a disciplina de Direção de Arte. Foram sugeridas melhorias com relação às cores e ao gradiente. O texto do verso também sofreu uma adequação. As linhas pontilhadas no verso representam as linhas guia, ou réguas dos aplicativos de edição gráfica, por isso, foram mantidas. Após as adequações necessárias, o resultado obtido foi o seguinte:

Frente do cartão atual
Frente do cartão atual

 

Verso do cartão atual
Verso do cartão atual

Durante as edições, o nome Reconhecida foi adotado. Um dos motivos foi tentar reaproveitar a arte da logo. Realmente gostei muito da estilização da letra “R”. Outra questão que pesou foi que, durante a busca por um nome comercial para o site e futura empresa, era trabalhada, simultaneamente a criação de um slogan que marcasse clientes e usuários. Em dado momento, o slogan surgiu, e como na busca por domínio, o “reconhecida.com” estava disponível naquele momento, preferi adotar o nome “Reconhecida”. Embora foram necessários meses trabalhando a marca para que sua logo fosse desassimilada do meu nome “Ricardo”.

As cores utilizadas para a criação da logo foram branco e azul, por representarem paz e segurança, respectivamente, sendo que os tons de azul são:

  • Externo: CMYK: 100, 100, 5, 35 RGB: #1f1965
  • Interno: CMYK: 100, 100, 0, 0   RGB: #2E3092

No final de 2015, com a apresentação da proposta do TCC, que incluía a produção de produto jornalístico, o projeto que surgira inicialmente com cara de publicidade precisou ser adequado. Em poucos dias, surgiu a ideia de explorar o jornalismo regional e criar o site em wordpress, afim de ganhar tempo e garantir a produção de conteúdo o mais brevemente possível.

Finalmente, em janeiro de 2016, estava tudo pronto. O conteúdo de um blog que foi criado em 2014 para a disciplina de Comunicação na Web foi importado o Reconhecida. E finalmente, em 10 de janeiro a primeira matéria original Reconhecida foi publicada. O início dessa história você acompanha clicando aqui!

Gostou da história do Reconhecida? Deu curiosidade de saber mais sobre a fundamentação teórica? Entender como o Reconhecida enquadra-se como jornalismo local/regional? Confira aqui o texto do TCC!

Mas, agora, se você quer saber mais sobre os projetos para o futuro do Reconhecida para o ano de 2017, inscreva-se em nosso canal no YouTube e assista o vídeo TCC Reconhecida transmídia O Futuro!

Entre com sua conta abaixo

Preencha o formulário a seguir para se registrar

Recuperar senha

Por favor, entre seu nome de usuário ou e-mail para recuperar sua senha.