Ministério das comunicações adia novamente a migração total para TV Digital

Ministério das comunicações adia novamente a migração total para TV Digital

Ministério das comunicações adia novamente a migração total para TV Digital

O fim da TV analógica foi adiado mais uma vez, em 2018 espera-se que todos tenham migrado para TV digital.

O Ministério das comunicações divulgou em portaria que a migração do sistema de TV analógica para digital teve seu cronograma reajustado. Sendo assim, o projeto-piloto para a mudança total ocorrerá cidade goiana de Rio Verde no dia 15 de fevereiro próximo. Ainda em 2016, Brasília será a única capital que migrará totalmente para o sinal digital. A capital federal e cidades do entorno do Distrito Federal vão fazer a transição em outubro deste ano.

No decorrer de 2017 será a vez de todas as capitais da Região Sudeste (São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Vitória), Goiânia, Salvador, Recife e Fortaleza. Outras cidades do estado de São Paulo e do Nordeste também passarão pela mudança no próximo ano.

Já em 2018, a transição para o sinal de TV digital vai incluir as capitais e importantes cidades das Regiões Sul, Centro-Oeste e Norte, todo o interior dos estados do Rio de Janeiro e de São Paulo. O Ministério das Comunicações vai publicar em outras portarias a relação dos demais municípios afetados pela transição para o sinal digital.

Para o secretário de Comunicação Eletrônica do MC, Roberto Pinto Martins, os ajustes no cronograma são importantes porque o Brasil tem em seu cronograma até 2018 eventos muito importantes e a TV aberta é fundamental para o sucesso destes.

As empresas terão que intensificar as campanhas sobre o desligamento do sinal analógico, adaptando o formato da programação desde 1 ano antes da data prevista para cada cidade.

Fonte(s): Ministério das comunicações.

Foto(s): Ministério das comunicações.

Sair da versão mobile