O juiz Marcel Maia Montalvão, da Vara Criminal de Lagarto, no Sergipe ordenou que as maiores operadoras bloqueiem o WhatsApp por 72 horas em todo o território nacional.
Não é um Déjà vu, a justiça brasileira ordenou um novo bloqueio do WhatsApp às principais operadoras de telefonia do país. O bloqueio passa a vigorar a partir das 14 horas de hoje e só deve ser suspenso às 14 horas do dia 05.
As operadoras notificadas foram: Claro, Nextel, Oi, Tim e Vivo, e caso descumpram a ordem serão multadas em R$500 mil por dia. As operadoras disseram que cumprirão a exigência e estudam se entram com recurso ou não. Vale lembrar que há mais de um ano as operadoras tentam frear a participação do WhatsApp no mercado brasileiro, porque, segundo elas, o aplicativo dispõe do recurso de ligações, utilizando os números das próprias operadoras e não paga direitos de uso para elas.
Em nota, o Tribunal de Justiça local informou que o magistrado atendeu a uma medida cautelar da Polícia Federal pelo não atendimento da determinação judicial de quebra de sigilo de mensagens do aplicativo para uma investigação sobre tráfico de drogas em Lagarto, “mesmo após o pedido de prisão do representante do Facebook do Brasil”. O processo tramita em segredo de Justiça.
Em nota à imprensa, o WhatsApp se disse “desapontado” com a decisão do juiz sergipano.
“Depois de cooperar com toda a extensão da nossa capacidade com os tribunais brasileiros, estamos desapontados que um juiz de Sergipe decidiu mais uma vez ordenar o bloqueio de WhatsApp no Brasil. Esta decisão pune mais de 100 milhões de brasileiros que dependem do nosso serviço para se comunicar, administrar os seus negócios e muito mais, para nos forçar a entregar informações que afirmamos repetidamente que nós não temos”, afirma o aplicativo.
Não é a primeira vez que o aplicativo é bloqueado no país. Em dezembro de 2015, por ordem da justiça do Piauí as operadoras também tiveram que bloqueá-lo por 24 horas, o que causou grande repercussão e até a manifestação de Mark Zuckerberg, dono do Facebook, atual proprietário do WhatsApp. Na ocasião, o bloqueio que deveria durar 24 horas vigorou por apenas 12.
Pensando em vocês que não vivem sem se comunicar, nós do Reconhecida fizemos uma lista com algumas alternativas para que ninguém fique sem o contato dos amigos, clientes e familiares. Aproveitem e continuem falando.
Fonte(s): BBC Brasil, Folha de S. Paulo e Varal de Notícias