Janeiro da Saúde: campanha da Secretaria Municipal levará informações preventivas para a Praça 21 de Abril

Janeiro da Saúde: campanha da Secretaria Municipal levará informações preventivas para a Praça 21 de Abril

Janeiro da Saúde: campanha da Secretaria Municipal levará informações preventivas para a Praça 21 de Abril

[Sertãozinho] Campanha visa conscientizar a população sobre riscos diversos à saúde, formas de prevenção e ajudar aos mais necessitados.

No dia 20, sábado, a ação Janeiro da Saúde aportará na Praça 21 de Abril, no centro de Sertãozinho, com o objetivo de aproximar a população de informações preventivas sobre diversos assuntos, como a hanseníase, a saúde mental, a doação de sangue, o uso e o descarte correto de medicamentos, vetores e animais peçonhentos, raiva animal e outros.

O motivo da iniciativa se explica pelo fato de janeiro ser um mês conhecido pela realização de várias campanhas na área da saúde, como o Janeiro Roxo, de prevenção à hanseníase; o Janeiro Branco, que promove ações no âmbito da saúde mental; e as iniciativas de combate ao Aedes aegypti, que é o vetor de várias doenças.

Aproveitando o ensejo do Dia do Farmacêutico, comemorado no dia 20 deste mês (mesma data da ação), a equipe de Assistência Farmacêutica da rede municipal também estará presente no local, não só alertando a população sobre os riscos da automedicação, mas, também, arrecadando medicamentos dentro do prazo de validade (até 30 dias do vencimento) para a Farmácia Solidária, além daqueles já vencidos, que serão descartados de maneira correta, sem causar riscos à saúde das pessoas e ao meio ambiente.

A ação Janeiro da Saúde é aberta ao público, e será realizada das 9h às 13h.

E não se esqueça: se você possui medicamentos em casa que não utiliza mais, mas estejam dentro do prazo de validade, separe-os e entregue-os aos atendentes da ação no dia 20. Eles serão triados e doados para quem não tem condições de adquiri-los.

Lembre-se: valem cartelas de comprimidos, mesmo que começadas, com lote e validade legíveis. Já as ampolas de injeção, frascos de xaropes e tubos de pomadas só serão aceitos se estiverem lacrados, em função do risco de contaminação.

Separe também os medicamentos vencidos, pois a equipe da Assistência Farmacêutica cuidará para que eles sejam descartados de forma adequada.

FONTE(S): Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Sertãozinho

Sair da versão mobile