#InternetJusta, João Rezende, presidente da Anatel, disse que a agência não vai impedir operadoras de limitarem a internet banda larga fixa.
Em evento realizado pela Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (Abrint), o presidente da Anatel, João Rezende afirmou que a agência não vai interferir sobre a decisão das operadoras por limitarem o acesso à internet banda larga fixa de seus usuários, via franquia. Voltando atrás de sua decisão temporária tomada em abril, quando internautas começaram a protestar e criticar agência por apoiar a iniciativa das operadoras, encabeçadas pela Vivo.
Rezende, que anteriormente havia dito que parte da culpa do alto consumo de internet é das pessoas que jogam online, e que também já havia se manifestado anteriormente dizendo que a era da internet ilimitada havia chegado ao fim, disse agora que a Anatel se preocupará em acompanhar se as operadoras oferecerão ferramentas para que os usuários acompanhem o quanto de sua franquia de internet já foi consumida.
Além de Rezende, outro que se expressou nesse evento foi o secretário de inclusão digital e internet do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações, Maximiliano Martinhão. Este, por sua vez, disse que é a reação das pessoas à notícia da limitação de seu acesso à internet é consequência de uma falha de comunicação.
Martinhão afirmou ainda que, conforme aumenta a demanda por consumo de internet, é inevitável que se busque um equilíbrio econômico-financeiro entre operadoras e usuários. Segundo ele, “abusos não serão tolerados, mas é preciso entender que o setor tem que ser rentável para que os investimentos possam ocorrer.”
Há anos as operadoras de TV por assinatura, que em sua maioria são as mesmas que oferecem banda larga vêm perdendo público para serviços de streaming como YouTube e Netflix, isso tem feito operadoras se voltarem contra essas empresas e buscarem dificultar sua atuação no mercado nacional. Sites e internautas têm comentado que a tentativa das operadoras em limitar o acesso à internet de seus usuários, tem como objetivo evitar que clientes fujam dos planos de TV por assinatura. Uma das operadoras que disse que não pretende adotar o sistema de franquias na internet fixa é a TIM, justamente a que não oferece combos com serviços de TV paga para seus clientes.
Fonte(s): Tatiane Bortolozi/Valor