Após cautelar, plenário do STF decide por unanimidade suspender o mandato do deputado e consequentemente suspenderam-no da presidência da Câmara.
[yop_poll id=”6″]
Ministro do STF, Teori Zavascki proferiu uma cautelar na manhã de ontem (05/05), suspendendo o mandato do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). A decisão foi tomada porque, ao entendimento do ministro, Cunha representava um risco para investigações.
A notícia se espalhou rapidamente, mas, a cautelar ainda passaria pelo plenário do Supremo Tribunal Federal (STF), para saber se permaneceria, ou seria suspensa.
Após apreciação do relatório, o juízes avaliaram e votaram sobre o tema. Com 11 votos a zero, a cautelar foi aprovada. O relatório aponta que Cunha usou do cargo para atrapalhar investigações da Lava Jato e o andamento do processo contra ele que corre no Conselho de Ética da Câmara.
Em entrevista coletiva, Cunha diz que respeita a decisão do STF, mas que vai recorrer. O deputado disse também que não pretende renunciar e que está sendo vítima de retaliação pelo pedido de impeachment da presidente Dilma.
Fonte(s): G1.