Após dois dias de ataques hackers intenso, Anatel voltou atrás e proibiu por tempo indeterminado o bloqueio ou limitação da internet fixa.
Desde o dia 22 o site da Anatel vinha sendo atacado por hackers, ficando instável e muitas vezes inacessível. Depois disso, na sexta-feira (24), a Anatel, decidiu que as operadoras de internet fixa estão proibidas de reduzir a velocidade, cortar a navegação ou cobrar por excedente de usuários, por tempo indeterminado.
O Conselho Diretor da agência, irá se reunir para discutir sobre isso. A reunião atende a proposta do presidente da Anatel, João Rezende, atendendo as várias reclamações que a agência tem recebido nos últimos dias.
Na internet há uma petição contra a implementação de franquias dedados aos planos de internet fixa encabeçada pela operadora Vivo, que alega seguir uma tendência mundial, mas, recebe críticas dos usuários pela má qualidade do serviço prestado e boicote a serviços de streaming, como Youtube ou Netflix.
O Reclame Aqui também tem protestos agendados, e para o dia 27 há um “RECLAMAÇO” contra a Anatel, que estaria favorecendo as operadoras em detrimento aos consumidores, que sentem-se prejudicados pela fraca atuação da agência reguladora, quanto a garantir que as operadoras prestem serviços de boa qualidade aos usuários.