Dê uma chance à literatura clássica brasileira

Dê uma chance à literatura clássica brasileira

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Li uma vez que a Língua Portuguesa é um dos idiomas mais complexos do mundo e, por isso, um dos mais difíceis de aprender e falar. Isso, talvez, pela quantidade de normas que a compõe, a versatilidade de algumas palavras com seus significados, pelas variações por região e época em que se aplica.

Comemora-se, em 29 de outubro, o Dia Nacional do Livro, e a data coincide com a fundação da Biblioteca Nacional, em 1810. Imagine, caro leitor, o que são 200 anos de obras genuinamente brasileiras publicadas nesse órgão?

Por isso que digo que a literatura é um dos pontos fortes do país. Porque une a sabedoria que temos com nosso idioma instigante e complexo com os diversos temas e gêneros.

E então eu lhe pergunto: quantos livros brasileiros você já leu? Não se sinta culpado. Se a leitura, por si só, não é valorizada e incentivada no Brasil, imagine as obras daqui da nossa terra? Santo de casa não faz milagre, não é mesmo?

Mas eu trago a solução, ou pelo menos, a sugestão: experimente ler uma das obras de literatura brasileira. Comece com os clássicos. Eles são mais fáceis de encontrar em bibliotecas e sebos, e são campeões em reedições. Além disso, pela internet, você encontra PDF de vários que já se tornaram domínio público e de outros mais que sempre estão presentes em listas de o que estudar para o vestibular.

Garanto: você há de se surpreender com este tipo de literatura. Talvez estranhe, no começo, pelo vocabulário de outras épocas, pelas palavras difíceis e até pela forma como alguns verbetes são escritos. Mas livro bom é aquele que você não entende de primeira, mas, depois, vai sentindo e compreendendo, com o tempo.

Ler clássicos brasileiros é uma forma de desbravar nosso país sem ao menos precisar sair do lugar. Você vai conhecer outros lugares, outras culturas e costumes e se abismar com problemas difíceis de acreditar. Além disso, vai se apaixonar e se identificar com vários personagens. E o mais legal: ler livros que valorizam o português contribui muito para o nosso vocabulário, refletindo na escrita e na fala.

Por fim, segue alguma sugestões de leitura genuinamente brasileira. Delicie-se.

Dom Casmurro, de Machado de Assis

Vidas secas, de Graciliano Ramos

As meninas, de Lygia Fagundes Telles

A hora da estrela, de Clarice Lispector

Grande sertão: Veredas, de Guimarães Rosa

Macunaíma, de Mário de Andrade

Bahia de todos os santos, de Jorge Amado

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Relacionados

Deixe um Comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

x

Fazer Login