De 09 de maio a 03 de junho a população viradourense pode contar com a unidade móvel de prevenção ao câncer.
A Secretaria Municipal da Saúde, em parceria com o Hospital de Câncer de Barretos, traz à população viradourense a visita da unidade móvel de prevenção ao câncer. Essa é uma oportunidade para que homens e mulheres façam exames preventivos e cuidem da saúde.
A população conta com exames preventivos ao câncer de colo de útero, papa nicolau, mamografia e câncer de boca. Para ser atendido, basta ir até a carreta e agendar seu atendimento levando xérox dos seguintes documentos: CPF, RG, Comprovante de residência e do Cartão do SUS, nos contou a agente de saúde Jucélia Dalbem.
Rosana Castro, também agente de saúde nos esclareceu que ss atendimentos serão realizados em dois pontos da cidade. Numa primeira fase, que vai de 09 a 24 de maio, a unidade móvel presta atendimento em frente a escola Milton Marçal, e de 25 de maio a 03 de junho na Praça da Matriz, sempre de segunda a sexta-feira, das 7 às 20 h.
As agentes também nos informaram que mulheres com idade entre 25 e 64 anos pode fazer o exame de papa nicolau, e mulheres com idade entre 40 e 69 anos podem fazer mamografia. É importante lembrar que, dos 40 aos 50 anos, a mamografia pode ser feita anualmente, acima dos 50 o exame deve ser feito somente a cada dois anos.
E os exames não são exclusivos às mulheres, homens também podem fazer os preventivos ao câncer de boca. Homens e mulheres a partir dos 40 anos podem agendar o exame de prevenção ao câncer de boca.
E se você perdeu seu cartão do SUS? Não se preocupe, conversamos com Rosalina de Fátima Moura Ferreira, a Fatínha da saúde, ela nos informou que o cidadão que perdeu o cartão, pode ir com o RG à Secretaria Municipal da Saúde, na Rua José Boreli, 12, ao lado do fórum e a segunda via é feita na hora. Caso você não tenha o cartão, poderá fazê-lo no mesmo local, bata levar, além do RG, o CPF também.
O cidadão que preferir também pode fazer seu agendamento nos PSF II e PSF III. Segundo nos foi informado, o agendamento é rápido, podendo ser feito até mesmo de um dia para o outro.
Segundo o site do Hospital de Câncer de Barretos, o serviço de prevenção diagnostica em média 270 novos casos de câncer de mama ao ano no rastreamento, tratados em sua plenitude ao Hospital de Câncer de Barretos. A instituição segue protocolos internacionais, o que nos diferencia dos demais serviços, pois oferecemos um atendimento integral ao paciente do primeiro exame ao tratamento final, caracterizando uma ação efetiva, com segurança e qualidade no combate ao câncer de mama.