Seguindo a tradição milenar, a Tocha Olímpica foi acesa ontem na Grécia e em breve chegará ao Brasil, onde ocorrerão os próximos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro.
Em uma cerimonia que se repete há séculos, em Olímpia, na Grécia, mais precisamente nas ruínas do Templo de Hera, a Tocha Olímpica foi acesa novamente. Com a premissa de paz aos povos, o fogo olímpico inicia sua nova jornada, passando pela sede da Organização das Nações Unidas (ONU), na Suíça, e posteriormente vindo para o Brasil.
Atores e atrizes vestidos como gregos antigos reviveram o ritual a Apolo, o deus do Sol, e na Skaphia (espelho côncavo que direciona os raios solares para um único ponto) surgiu o Fogo Olímpico.
A Chama foi passada da sacerdotisa (Katerina Lehou) e passada para o ginasta grego Eleftherios Petrounias, que apresentou o Fogo Olímpico junto a Tocha Olímpica Rio 2016, que tem seu desenho inspirado nas cores e relevo brasileiros.
O primeiro brasileiro a carregar o Fogo Olímpico foi Giovane Gávio, bicampeão Olímpico de voleibol e gerente do esporte no Comitê Organizador, que comemorava enquanto carregava a tocha “Os Jogos São No Brasil!”.
Agora a tocha faz um tour grego em um revezamento com mais 450 condutores, e dia 27 chega a Atenas, onde haverá um show do pop star local Sakis Rouvas, no Estádio Panathinaiko, dos históricos Jogos Atenas 1896. Depois disso se encaminha para a sede da ONU em Genebra na Suíça e finalmente chegará ao Brasil para iniciar sua jornada por mais de 300 cidades brasileiras.
https://youtu.be/3dvsp8njyxk
Fonte(s): Rio 2016