BEBEDOURO – Organizado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a 1ª Conferência Municipal de Saúde Mental de Bebedouro foi um sucesso. O evento reuniu especialistas renomados na discussão sobre uma política de saúde mental nos Serviços da Atenção Psicossocial no Sistema Único de Saúde (SUS), nesta terça-feira (26).
“A saúde mental é muito abrangente. A prefeitura abriu esse diálogo e quer trabalhar em conjunto com a comunidade na prevenção e no diagnóstico. Estamos criando novos espaços para atendimento mais rápido dos pacientes com transtornos mentais, uma iniciativa que conta com o apoio de Fernando Galvão, assessor do governador do Estado de São Paulo, Rodrigo Garcia”, disse o prefeito Lucas Seren.
A sociedade apresenta cada vez mais uma pluralidade nos cuidados em saúde mental. “A pandemia da Covid-19 acelerou o processo de uma epidemia de transtornos mentais, como a ansiedade e a depressão. Colocamos essa discussão de diferentes eixos de saúde mental no município como uma prioridade na saúde pública. Essa discussão é muito bem-vinda e só trará benefícios para a população”, informa a secretária de saúde, Silvéria Laredo.
Médicos, enfermeiros, professores e profissionais da área discutiram os avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS e participaram de oficinas temáticas divididas em eixos – ‘Cuidado em Liberdade como Garantia de Direito a Cidadania’, ‘Gestão, Financiamento, Formação e Participação Social na Garantia de Serviços de Saúde Mental’, ‘Política de Saúde Mental e os Princípios do SUS: universalidade, integralidade e equidade’ e ‘Impactos na Saúde Mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós pandemia’.