BEBEDOURO – A Prefeitura de Bebedouro e o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Bebedouro (CEREST) estão preocupados com um importante instrumento de trabalho do professor: a voz. A campanha “Amigos da Voz 2022” iniciou um ciclo de palestras nas escolas públicas e particulares nesta segunda-feira (11), na EMEB Maria Fernanda Lopes Piffer.
“Dia 16 de abril comemoramos o Dia Mundial da Voz. Nosso trabalho é conscientizar sobre a importância da voz como marca pessoal e quanto os problemas vocais podem impactar na qualidade de vida e na saúde. Essas ações preventivas evitam a instalação ou manutenção de distúrbios e é a melhor estratégia para a eficácia vocal no processo de comunicação pessoal, social e, sobretudo, profissional”, explicou Ana Paula Tilelli, coordenadora do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Bebedouro (CEREST).
A fonoaudióloga do Cerest, Patrícia Jacobs Iglessias, abordou a rede de cuidados ao DVRT (distúrbio de voz relacionado ao trabalho) e lembrou que as comemorações que deram origem ao Dia Mundial da Voz começaram no Brasil em 1999 como resultado de uma iniciativa de médicos, fonoaudiólogos e professores de canto que pertenciam à antiga Sociedade Brasileira de Laringologia e Voz (SBLV).
O exemplo brasileiro foi seguido por outros países, como Argentina e Portugal, e a data passou a ser reconhecida e celebrada em vários países. Nos Estados Unidos, a Academia Americana de Otorrinolaringologia – Cirurgia de Cabeça e Pescoço reconheceu oficialmente esta data em 2002, recebendo o nome de ‘Dia Mundial da Voz’.
Destaque regional – O Cerest é um local de atendimento especializado em Saúde do Trabalhador. Além de atender diretamente o trabalhador, serve como uma fonte geradora de conhecimento, ou seja, tem condição de indicar se as doenças ou os sintomas das pessoas atendidas estão relacionados com as atividades que elas exercem, na região onde se encontram.