Área rural e usinas da região receberão ação especial realizada pela Vigilância Epidemiológica.
A Vigilância Epidemiológica de Pitangueiras e Ibitiúva vem adotando estratégias para ampliar e reforçar a imunização contra a febre amarela no município. De segunda a sexta-feira pela manhã, todas as salas de vacinação das Unidades Básicas de Saúde estão oferecendo a vacina e na quarta e sexta-feira também são aplicadas vacinas à tarde.
Hoje, a Vigilância realiza uma ação de vacinação com os colaboradores da Usina Guarani e, no dia 8, o será feito na Usina Viralcool. A Usina Pitangueiras também será contemplada, mas a data ainda não foi definida. E sábado (04/02), a zona rural também receberá ação especial.
Sobre a Febre Amarela
A febre amarela é uma enfermidade hemorrágica viral aguda transmitida por mosquitos das espécies Aedes e Haemagogus infectados. Pode ser prevenida por uma vacina eficaz, segura e acessível.
Os sintomas de febre amarela são febre, dor de cabeça, icterícia, dores musculares, náusea, vômitos e fadiga. Em casos graves, pode levar a óbito entre 7 e 10 dias. Não há, atualmente, nenhum medicamento antiviral específico para a doença.
Apenas uma dose da vacina é suficiente para garantir imunidade e proteção ao longo da vida.
Quem deve ser vacinado?
- Crianças de 9 meses até 4 anos 11 meses e 29 dias de idade: 1 dose aos 9 meses de idade e 1 dose de reforço aos 4 anos de idade. Com intervalo mínimo de 30 dias entre as doses.
- Pessoas a partir de 5 anos de idade, que receberam uma dose da vacina antes de completar 5 anos de idade: 1 única dose de reforço, com intervalo mínimo de 30 dias entre as doses.
- Pessoas a partir de 5 anos de idade que nunca foram vacinadas ou sem comprovante de vacinação: 1 dose da vacina e 1 dose de reforço 10 anos após a primeira.
- Pessoas com 60 anos ou mais que nunca foram vacinadas ou sem comprovante de vacinação: vacinadas conforme avaliação médica.
Fonte(s): Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Pitangueiras e Ibitiúva