Se você é um alienígena, ou não vê nada sobre entretenimento nos últimos 40 anos, vamos explicar. Marvel é a “dona” de diversos super-herois e marcas, que incluindo Homem de Ferro, Capital América, Hulk, entre outros, a DC é sua maior rival, dona de franquias como Superman, Batman, Flash, entre outros.
Séries
Bom, as “donas” das marcas, a algum tempo produz suas próprias series e filmes, e em 2017 o que não irão faltar são grandes produções. Vamos falar, em ordem de lançamento, sobre as series neste primeiro semestre, no nosso próximo encontro falo dos filmes deste ano das duas gigantes do Entretenimento.
Marvel’s Agents of S.H.I.E.L.D (Agentes da S.H.I.E.L.D.)
Marvel / ABC Studios – 10 de Janeiro (USA)
Esta serie que nasceu para “tapar buracos” dos filmes do chamado Universo Cinematográfico Marvel (UCM), foi ganhando espaço e fãs, e agora retornando para a segunda fase da quarta temporada, se mostra madura. Funcionando sem interferência direta dos filmes, algo que já havia dados passos pra independência na terceira temporada, se firma na temporada atual. Nesta, subtitulado com um de seus personagens icônicos, que no passado havia sido destruído pela péssima atual de Nicholas Cage e os efeitos especiais mal feitos pela FOX, ganha nova oportunidade, Ghost Rider (Conhecido no Brasil por Motorista/Motoqueiro Fantasma). Deixou a serie mais dinâmica, com vida própria e o melhor está com muito mais ação.
Gotham
DC Entertainment / Warner Television / FOX Television – 16 de Janeiro (USA)
Cada vez mais sombria, dinâmica, personagens muito bem amarrados, trama envolvente, este, sem dúvidas, é o maior acerto da DC de todos os tempos, ambientado em 20 anos antes dos acontecimentos de Batman, mostra o conflito da polícia, algumas vezes corrupta, contra seus vilões icônicos. Mostra, pela primeira vez, personagens reais, ou seja, que poderiam realmente existir, sem super-poderes, mas com grande influência na política e em costumes locais. Mesmo quem não gosta de histórias de super-heróis, sem dúvidas se apaixonam por esta serie impecável, desde fotografia, direção, roteiro e figurino.
Flash
DC Entertainment / Warner Television – 24 de janeiro (USA)
Com uma história bem voltada para o público teen, a serie não possui enredo atraente, ator qualificado para o papel ou direção impecável, mesmo assim, ainda cumpre ao que se presta. Como o nome já diz, se trata do personagem Flash, o velocista da DC. Sem dúvidas, com seu retorno para a segunda fase da terceira temporada, será renovado para a quarta temporada, pois, mesmo com sua trama muito parecida com “Malhação (Rede Globo)”, tem conquistado um público fiel e mantem estável o índice de audiência, se você ainda não assistiu, assista, é uma que vale a pena pra se distrair, mas não espere historias complexas ou que exija mais atenção, como é o caso de Gotham, por exemplo.
DC’s Legends of Tomorrow (Lendas do Amanhã)
DC Entertainment / Warner Television – 24 de janeiro (USA)
Serie chegou surpreendendo, mesmo usando a receita que a Marvel utiliza a mais de 40 anos, integrar seus personagens em um seguimento, mas com amarras, ou seja história que não desanda, como acontece nas demais series. Hoje em sua segunda fase da segunda temporada, ela promete encantar ainda mais seus fãs, com a trama focada no público de 15 à 25 anos, assim como Flash, a serie não possui um enredo forte e complexo, mas atrai pela simplicidade e consistência de seus personagens, mas uma coisa sem dúvidas é inquestionável, creio que um dos roteiristas ajudou a escrever a telenovela mexicana “A Usurpadora (Televisa)”.
Arrow (Arqueiro Verde)
DC Entertaiment / Warner Television – 27 de Janeiro (USA)
Com seu retorno para a segunda fase da quinta temporada, a serie vem mostrando folego, mas apresenta sinais típicos de cansaço, com história envolvente, porém repetitiva, se você acompanhar as três primeiras temporadas, verá uma serie dinâmica e inovadora, alguns diziam “Nem parece da DC”, pois, por mais que os dramalhões a lá Maria do Bairro, ainda existissem, eram mais fáceis de acreditar, de se envolver. Hoje a serie tenta buscar o frescor inicial, vale a pena assistir por ver que os roteiristas estão se esforçando em melhorar, trazendo personagens de volta, e aparando arestas deixadas em temporadas e episódios anteriores, acredito que será renovada para uma sexta temporada, mas não vejo um futuro ainda muito longo.
Legion (Legião)
Marvel / FOX Television – 08 de Fevereiro (USA/Brasil)
A serie mostra ser a mais bem produzida e elaborada da Marvel, a primeira após uma extensa briga com a FOX, esta é estreante, mas tem tudo para ser a melhor série de todos os tempos da Marvel.
Seu protagonista é nada mais, nada menos que o filho do professor Charles Xavier (X-Men), porém possui esquizofrenia, e está internado em um sanatório, por mais que seja filho de um dos principais personagens do universo X-Men, a Marvel não possui autorização em mencionar, mesmo esta produção estar assinada pela FOX, que possui os direitos de alguns personagens. Como uma serie independente, sem qualquer pretensão de fazer link com qualquer universo, algo que é semelhante que acontece com Gotham, tendo um ator que dispensa apresentações como protagonista, Dan Stevens (Downton Abbey), e tendo como roteirista e produtor Noah Hawley, criador de Fargo, podemos esperar no mínimo uma serie emocionante e que forte.
Iron Fist (Punho de Ferro)
Marvel / ABC Studios / Netflix Originals – 17 de março (USA/Brasil)
Quarta produção da parceria Marvel e Netflix, Punho de Ferro, vem integrando o Universo Defensores Marvel, uma espécie de universo paralelo criado pela Marvel para os personagens e produções direcionada para a gigante em vídeo on demand.
Apresentando seu último defensor, o guerreiro destinado a salvar o mundo, não se tem muita informação sobre o enredo da série, mas acredita-se que focará em sua origem, para quem não sabe, o Punho de Ferro surge, após um acidente trágico com seus pais (novidade?!) e é criado por monges (outra coisa inédita) que é treinado dentro das artes marciais, após um período ele retorna para New York, assume a empresa e as finanças da família (acho que já vi isso em algum lugar), e tenta vingar a morte dos seus pais (nossa, como ninguém pensou nisso antes?). Sim, a história é cheia de clichês, mas quem assina o roteiro, são os mesmos de Demolidor, então, acredita-se que irá surpreender muito, podendo ser a melhor serie Marvel dentro da plataforma de streaming.
Por hoje é isso, até semana que vem e tchau!