Neste sábado (12), a partir das 7h, na Escola Estadual Orminda Guimaraes Cotrim, em Pitangueiras haverá uma campanha de doação de sangue em parceria da Prefeitura Municipal e o Hemocentro de Ribeirão Preto.
Uma equipe do Hemocentro de Ribeirão Preto estará em Pitangueiras a partir das 7h deste sábado (12), onde realizarão campanha de doação de sangue e também cadastramento dos interessados em doar medula óssea. Serão distribuídas 200 senhas aos interessados, e o atendimento se dará enquanto houver doadores dispostos a colaborar com a nobre causa. A coleta contará com o auxílio de profissionais de enfermagem do próprio Município.
O local de doação será a Escola Estadual Orminda Guimaraes Cotrim (rua Rio de Janeiro, 769, na Vila Carone).
Quem pode doar sangue?
A princípio, todos podem se candidatar a doadores de sangue. Porém, a aceitação depende de alguns fatores que levam em conta o risco que aquela doação pode representar para a saúde do próprio candidato e para a saúde do indivíduo que vier a receber o sangue doado.
Em geral, os pré-requisitos são:
– Ter entre 18 e 69 anos;
– Estar com boa saúde (sem gripe, resfriado, diarreia ou alergias) e sem feridas ou machucados no corpo ou na boca;
– Peso igual ou maior que 50kg para homens e igual ou maior que 51kg para mulheres;
– Intervalo entre as doações: 90 dias/03 doações por ano para mulheres e 60 dias/04 doações por ano para homens;
– Apresentar documento oficial com foto, preferencialmente o R.G.;
– Dormir bem, pelo menos 6 horas antes da doação;
– Fazer refeições leves e não gordurosas. Em refeições fartas como o almoço e jantar, só doar após 03 horas;
– Evitar uso de bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas;
– Não fumar por no mínimo uma hora antes e uma hora após a doação.
Como funciona o cadastramento de medula óssea?
Ao contrário do que muitos imaginam, a medula óssea não tem nada a ver com a medula espinhal. A medula óssea é um tecido esponjoso que preenche o interior de vários de nossos ossos. Nestes tecidos exitem células progenitoras, capazes de auxiliar na produção de células sanguíneas.
O cadastramento da medula óssea é feito através da coleta de quantidade de sangue, como em um hemograma tradicional. A partir daí, a medula identificada é registrada em um banco de dados internacional, onde os raros casos de doadores compatíveis são selecionados para auxiliar pessoas que tenham problemas de saúde e necessitem do transplante de medula. As chance de um doador compatível ser encontrado no mundo é de 1 para 100 mil. Por isso, é importante que o maior número possível de pessoas cadastrem-se e assim tenham a oportunidade de dar uma nova esperança para milhares de outras pessoas que enfrentem problemas, como leucemia e outros.
Fonte(s): Prefeitura de Pitangueiras