Ícone do site Reconhecida

1ª Conferência de Saúde Mental de Bebedouro mobiliza sociedade

1ª Conferência de Saúde Mental de Bebedouro mobiliza sociedade

1ª Conferência de Saúde Mental de Bebedouro mobiliza sociedade

BEBEDOURO – Organizado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a 1ª Conferência Municipal de Saúde Mental de Bebedouro foi um sucesso. O evento reuniu especialistas renomados na discussão sobre uma política de saúde mental nos Serviços da Atenção Psicossocial no Sistema Único de Saúde (SUS), nesta terça-feira (26).

“A saúde mental é muito abrangente. A prefeitura abriu esse diálogo e quer trabalhar em conjunto com a comunidade na prevenção e no diagnóstico. Estamos criando novos espaços para atendimento mais rápido dos pacientes com transtornos mentais, uma iniciativa que conta com o apoio de Fernando Galvão, assessor do governador do Estado de São Paulo, Rodrigo Garcia”, disse o prefeito Lucas Seren.

A sociedade apresenta cada vez mais uma pluralidade nos cuidados em saúde mental. “A pandemia da Covid-19 acelerou o processo de uma epidemia de transtornos mentais, como a ansiedade e a depressão. Colocamos essa discussão de diferentes eixos de saúde mental no município como uma prioridade na saúde pública. Essa discussão é muito bem-vinda e só trará benefícios para a população”, informa a secretária de saúde, Silvéria Laredo.

Médicos, enfermeiros, professores e profissionais da área discutiram os avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS e participaram de oficinas temáticas divididas em eixos – ‘Cuidado em Liberdade como Garantia de Direito a Cidadania’, ‘Gestão, Financiamento, Formação e Participação Social na Garantia de Serviços de Saúde Mental’, ‘Política de Saúde Mental e os Princípios do SUS: universalidade, integralidade e equidade’ e ‘Impactos na Saúde Mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós pandemia’.

Sair da versão mobile